Seja oferecendo produtos ou serviços, já parou para pensar como está seu atendimento? Ou melhor, qual a nota que seus consumidores dão para sua forma de atendê-los? Essa é uma pergunta importante. Segundo uma pesquisa da Digitalks, em que 48% dos consumidores disseram que ela faz parte de um dos dois principais critérios na decisão de uma compra. Ao lado do atendimento ao cliente está também a reputação da marca..
Isso nos leva a pensar como é importante a maneira como seu negócio recebe e responde as demandas apresentadas pelos seus consumidores. Essa prática de acolher bem contribui significativamente na construção da sua reputação. Ganhar a preferência deve ser um dos principais objetivos e, trabalhar pela qualidade no atendimento, deve fazer parte das prioridades.
Recomendo o artigo da Zendesk (empresa especializada em treinamentos para equipes de atendimento ao cliente), “Qualidade no atendimento como diferencial competitivo: use isso a seu favor a partir de 4 princípios básicos”, ela também oferece gratuitamente um manual com dicas práticas muito interessantes, “Manual de atendimento ao cliente: criando equipes de alta performance”. Ambos, colocam ao alcance do empresário informações essenciais para que a abordagem ao seu público alvo seja efetiva.
Acredito que o peso de um bom atendimento em uma região turística é ainda maior. Li o texto de abertura do manual do Sebrae “8 Passos para Encantar os Turistas no Atendimento” que achei oportuno. Ele foi feliz ao colocar o Turismo “como uma grande fábrica de sonhos que se materializam em experiências” e isso tem início muito antes da viagem, ou seja, na fase de pesquisa e escolha do roteiro, criando expectativas e gerando ansiedades.
Esse Manual é outro material importante que recomendo. A meu ver, ele é leitura obrigatória, assim como a adoção desses passos práticos. Isso para o bem de seu negócio e também para benefício da região turística a qual oferece serviços e/ou produtos. O Turista, seja pela primeira vez ou recorrente, ele precisará sair com boa impressão. Precisamos compreender que houve esforço e investimento para uma experiência memorável e temos nossa parcela de contribuição para que isso aconteça.
Outros bons materiais sobre boas políticas para o atendimento estão no site do Ministério do Turismo, com guias para atendimento de vários grupos. Atualmente, há para turistas com deficiência, idosos, entre outros. Outro conteúdo direcionado para regiões turísticas, ressaltando pontos relevantes na construção de sua infraestrutura de atendimento para bons resultados.
Espero que essas dicas despertem o interesse em investir o que for necessário para o desenvolvimento de um atendimento ao cliente de qualidade. Envie-nos seus comentários a esse respeito.